Análises Xbox 360

Colin McRae: Dirt

Publicado em 30/06/2007 |
Gênero(s):
Corrida

Fabricante:
Codemasters

Distribuidor:
Codemasters

Plataformas:
Xbox 360

Imagens

Colin McRae: DIRT

Demo
Baixe o Demo!

A primeira vez que você colocou DiRT dentro do seu Xbox 360, você deve ter se desesperado. Os ambientes são luxuosos, a iluminação excelente e a modelagem de danos incrível. DiRT é lindo. E os visuais espetaculares são combinados com a mais impressionante interface de usuário que já se viu em um console. Uma vez que a excitação dos visuais inspirados e menus que enchem os olhos passarem, você encontrará um rally muito sólido. Embora não seja o melhor da série Colin McRae, DiRT é talvez o mais acessível. Não é perfeito, mas é bonito demais – e muito divertido.

Bons rallys encontram um modo de misturar aspectos de simulações com um espírito arcado. O esporte, por sua natureza, traz um monte de poderosos deslizes em curvas estreitas em cenários rústicos, criando um sentido que você esta de alguma forma desafiando as leis da física. Mas isso é um verdadeiro rally. DiRT faz um ótimo trabalho ao oferecer tanto uma experiência arcada (para aqueles que não tem coração) e um desafio resistente (para aqueles com nervos de aço). A dificuldade apresentada mantém o desafio moderadamente solto. Aumente o ajuste de dificuldade e de repente cada curva rápida se torna arriscada e qualquer acidente pode mostrar-se fatal. Poucos jogos oferecem dois conjuntos diferentes de experiência, mas DiRT faz isso melhor que a maioria. Então se você é apenas um fã ocasional de corrida ou um louco por Colin McRae, você pode ter corridas divertidas através de paisagens selvagens lindas de DiRT.

A rotação de quadros sofre com seis-a-dez carros trocando pintura em uma trilha suja, mas é uma troca válida para alguns dos momentos excitantes que vêm desses eventos. Na trilha de corrida Croft no Reino Unido, existem barreiras de pneus na maior parte da pista. Dentro de 30 segundos do começo de uma corrida, os pneus voam para todos os lados. É hilário. E ao mesmo tempo em que fãs de simulações podem sentir pontadas nos estômagos um pouco da idéia de pilotar uma borracha em uma corrida séria, é apenas um dos toques arcados que adicionam um sabor extra a DiRT. A boa notícia é que a IA dos seus concorrentes apenas combina com os ajustes de dificuldade. Se você escolhe Clubman – feito para aqueles que não distinguem o freio da embreagem – você verá carros de IA ter desempenho abaixo do esperado em curvas ou mesmo rodopiar. Selecionar Profissionais e competidores torna as linhas mais claras e são forçados a terminar.

Motoristas brilhantes tem direitos garantidos para fazer corridas limpas e competir para os melhor tempos em qualquer pista. Mas eles também perdem a chance das melhores conquistas de DiRT: modelagem de dano. O dano de DiRT pode ser tão dramático (e emocionante) como Burnout. Você verá algumas destruições maravilhosas se você tiver desempenho ruim em curvas e bater em uma árvore ou errar a linha da pista e dirigir normalmente. Esses momentos impressionantes em que pára-brisas se quebram, portas são arrancadas e quase partir seu carro ao meio. Vi meu carburador voar do meu carro e tive meu spoiler (acessório colocado na traseira do carro) quebrar em pedaços depois de uma colisão. Em muitos aspectos, os danos aos carros é muito mais detalhados e maravilhosos do que a corrida em si.

Todo esse dano não é apenas para exibição. DiRT tem um sistema de danos detalhado que cobre nove áreas diferentes do carro – do motor à transmissão até a ferragem. Bater totalmente em qualquer dessas partes causará dano terminal e acabará com sua corrida. Mas reduza qualquer área abaixo de 25% e seu carro sofrerá seriamente. Bata o sistema de resfriamento e lentamente seu motor aquecerá demais. Isso se torna particularmente importante em eventos posteriores onde você precisará correr dois ou três rallies. Conforme os danos se acumulam, a ameaça de seu carro fundir faz cada vez que você enrosca em uma cerca muito mais estressante.

Deveria mencionar que a modelagem de dano não é limitada ao carro. Você destruirá seu carro, mas também deixará os ambientes em pedaços. Bata em uma cerca de madeira e ela cairá. Dirija através de um uma pista com placas de sinais e elas podem ficar presas em seu veículo. Colida contra uma árvore pequena e os galhos caem sobre seu carro. Para uma ameaça verdadeira visual e visceral, troque a visão de câmera para do capacete. Este módulo de câmera dá a você uma vista completa do painel do carro com a habilidade de virar sua cabeça e examinar seus arredores. Você pode assistir seu navegador ler as anotações dele ou ver enquanto sua porta cai. Melhor câmera já vista? Oh sim.

Para aqueles com mais experiência em corrida, existem opções de ajustes dentro da profundidade. Isso pode fazer uma grande diferença, particularmente se você presta atenção para o terreno no qual irá correr. Para toda a excelência de DiRT, existem várias coisas que o impedem de ser verdadeiramente incrível (e impedem que seja o melhor da série Colin McRae). É fácil ser envolvido pelo visual e apresentação, que são de verdade quase os melhores do Xbox 360, mas passando isso, algumas das falhas são fortemente mostradas. Os carros em DiRT – seja um Lancer Evo ou um caminhão de lixo – acionam uma rotação central. Mesmo bicicletas não giram em rotações centrais. Com corridas realistas tais como em Forza 2 no Mercado, a rotação central parece especialmente artificial.

No geral, os carros não parecem presos. Claro que eles irão escorregar e deslizar, mas frequentemente parece que você está dirigindo em uma nuvem e não em uma estrada suja. Não há senso de peso nos carros. Claro, ainda é legal balancear a traseira de seu carro conforme você desliza em uma curva, mas você realmente não sente a troca de peso. DiRT acerta em muita coisa, é uma pena que a Codemasters não conseguiu acertar os toques finais em aspectos tão importantes de um jogo de corrida. De novo, isso não significa que não é incrivelmente divertido, mas para um jogo de corrida de última geração é um pouco decepcionante não ter o pacote completo.

A maior frustração, entretanto, é o multiplayer. Mais de 100 jogadores podem correr juntos on-line – ou algo assim. Veja, não existem opções para correr com carros variados na pista. Ao invés disso, você corre um rally ao mesmo tempo em que todos os outros. Você nunca irá ver outro carro (ou o replay de qualquer outra pessoa).

Quando você entra em uma sala, você pode votar em uma das sete pitas – cada um dos carros específicos que todos devem correr. O problema é que quando estiver configurando sua própria corrida, você não pode escolher quais pistas ou carros são escolhidos. É sempre aleatório. E por causa disso, você não pode procurar uma corrida com uma pista especifica ou com que tipo de carro quer correr. E você não pode parar o cronômetro. Então se você começa uma sala e ninguém se junta a você em um minuto, você carregará uma corrida solo. E se todo mundo quiser fazer uma pausa depois do final de uma corrida, eles terão que fazer isso em menos de 60 segundos ou a próxima corrida começa sem eles.

Jogos de Corrida oferecem multiplayer on-line com pelo menos seis carros. Isso é padrão ultimamente. DiRT apresenta apenas restritamente. É improvável que muitos se preocuparão com o multiplayer depois das primeiras corridas. Felizmente, o single-player é profundo o suficiente para facilmente fazer DiRT valer cada centavo pago por ele.

DiRT é um dos jogos de corrida mais legais em que já coloquei as mãos. Embora a rotação de quadros seja suspeita algumas vezes, nunca houve um jogo de corrida com tantos detalhes como este. Quando você pode contar cada folha em cada pedaço de arbusto ao longo de uma pista de seis quilômetros, esta é a maior conquista gráfica. Se ao menos cada aspecto de DiRT combinassem com os gráficos e apresentações, o jogo estaria entre os melhores jogos de corrida para o Xbox 360. DiRT ainda não consertou o persistente uso de Colin McRae de uma rotação central para curvas e a corrida parece flutuante às vezes. DiRT não é tão bom quanto alguns títulos anteriores na série de corrida de Colin McRae, mas certamente vale a pena adicioná-lo em sua coleção.

Avaliação final: 8.5
Jogabilidade: 8.0 – Gráficos: 9.0 – Som: 8.0– Diversão: 9.0

Deixe seu comentário