Notícias

NVidia apresenta jogos com DirectX 10

Publicado em 23/06/2007 |

A Nvidia apresentou nesta tquarta-feira (13/06) os primeiros aplicativos que se beneficiam da API (interface de programação de aplicativos) DirectX 10, da Microsoft.

Desde que foram lançadas, em novembro passado, as placas de vídeo da série 8 já aproveitam as instruções dessa última versão do DirectX. Entretanto, ainda não havia aplicativos e jogos que aproveitassem todos os recursos.

Foram demonstrados jogos como Lost of Planet, o pesadíssimo Call of Juarez e a nova versão do Flight Simulator.

As GPUs (unidade de processamento gráfico) das placas, em conjunto com a versão 10 do DirectX, melhoram muito o realismo das imagens e jogos.

Um exemplo é a característica chamada de instanciamento. Com ela, uma repetição de vários objetos na paisagem não necessita mais de uma instrução do processador para cada objeto. Várias árvores, por exemplo, podem ser adicionadas à paisagem com apenas uma instrução do processador.

A reprodução de um rosto, com os poros da pele, imperfeições e pêlos também são desafios que estão sendo vencidos com essas tecnologias.

Chamada de Tesselation, essa técnica produz reflexos em várias camadas de texturas, com vários graus de penetração de luz. É desta forma que percebemos todas as características de um objeto ou pessoa e a placas de vídeo estão se aproximando da realidade.

A física dos jogos ou aplicativos também fica mais real. Dessa forma, objetos se movem exatamente de acordo com a intensidade da força aplicada neles e também conforme a direção de onde vem a força.

Para entender melhor: um jogo no qual um carro se choca com outro, os danos serão de acordo com a velocidade em que colidiram e também serão deslocados no mesmo ângulo em que se chocaram. Esse grau de realismo não acontecia nas GPUs e versões de DirectX anteriores.

As placas da série 8, da Nvidia, são a GeForce 8800 Ultra, GTX e GTS; Geforce 8600 GTS e GT e a GeForce 8500 GT.

Deixe seu comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google se aplicam.